O Trabalho dos Sonhos só existe na sua cabeça!
Raras são as pessoas que estão satisfeitas com seu trabalho atual. Seja pela remuneração, esforço que elas têm que dispender, o chefe, o local, as longas horas na ida e na volta, as férias curtas demais, a instabilidade, a sazonalidade, enfim todos nós murmuramos (nem que seja pra nós mesmos) sobre o nosso trabalho. É comum fazermos uma tarefa do nosso trabalho atual apenas com o piloto automático ligado, e com a mente no nosso “trabalho dos sonhos”. Mas, vamos entender melhor o que é o nosso “trabalho dos sonhos”?
Todos nós temos em nossa mente uma idealização do que seria, para nós, um trabalho de sonho. Algo que gostaríamos de ser ou fazer, ou que gostaríamos de ter sido, ou feito, que achamos que seria só benefícios para nós e, consequentemente, pouco esforço! E isso é razão para muita frustração, já que poucas são as pessoas que você conhece que diriam que tem o “trabalho dos sonhos”. A realidade é outra. A realidade é que o “trabalho dos sonhos” só existe na sua cabeça, na sua imaginação. Porque? Porque até o Sonho dá trabalho!
Tudo tem um preço. Todo “trabalho dos sonhos” tem um preço. Até para ser milionário dá trabalho. Exceções à regra; regra é regra e, se você não nasceu com o bum-bum virado pra lua, ela se aplica a você também.
Pra ter um “trabalho dos sonhos” é preciso ser excepcional no que se faz, ou que outros percebam que você é excepcional em alguma área. De uma maneira ou de outra, algum conhecimento ou experiência, algum dom ou habilidade que você tem, pode ser de grande valor para algumas pessoas, ou empresas. Mas ser excepcional no que se faz, ter um conhecimento, experiência, dom ou habilidade, requer algumas ações que, logicamente, demandam um esforço da nossa parte. Algumas são fundamentais:
Comprometimento: Estar totalmente comprometido com o que se faz é priorizar o que se faz acima de qualquer outra coisa. Quando o teste do comprometimento chega muitas vezes tiramos nota zero: era preciso estar em um compromisso (evento, reunião) onde era baixa a chance de aparecer alguém relevante para o seu objetivo, e o futebol na TV à noite, com uma cervejinha ao lado, falou mais alto! Pééééééé, soa a campanhia – você errou! Se o seu comprometimento fosse total você teria ido ao compromisso, não importando a probabilidade baixa de aparecer alguém. A probabilidade existiu, e você pode ter perdido uma chance de concretizar seu sonho!
Dedicação: Estudar, estudar, estudar. E estudar mais um pouco. Pode ser a diferença para adquirir aquela habilidade, dominar um conhecimento, aperfeiçoar um dom. O quanto você está disposto a dar, de esforço, do seu tempo, para um dia alcançar o “trabalho dos sonhos”? Esta é a diferença entre você, nós, e aqueles que estão agora no seu (deles) “trabalho dos sonhos”.
Pensar no longo prazo: o tesouro está no final do arco-íris, não no início. Diz a mitologia Irlandesa que os Leprechauns guardam um tesouro no final do arco-íris. O arco-íris na mitologia parece ser um lugar distante, inalcançável – como o seu “trabalho dos sonhos”. Por isso é tão difícil imaginar que, na maioria das vezes, é preciso percorrer um longo caminho para chegar ao tesouro, ao “trabalho dos sonhos”. Isso deixa pelo meio do caminho aqueles que não conseguem trocar um pequeno esforço diário, agora, em troca da recompensa futura! Só quem consegue enxergar o tesouro no final do arco-íris é capaz de fazer essa troca.
Visão do Todo: o seu trabalho atual pode ser uma maneira de realizar o seu sonho, você já pensou nisso? Olhe ao redor, analise pessoas, trabalhos. O que você faz realmente? Vende ar-condicionado ou oferece conforto e bem-estar para as pessoas? Trabalha num barzinho ou serve um momento de tranquilidade e degustação para pessoas cansadas? Tudo depende de ter uma visão além dos poucos centímetros à frente do seu nariz, uma observação de cada aspecto do que está à sua volta.
Estar atentos às oportunidades: “A oportunidade é aquilo que acontece com você enquanto você está fazendo outros planos”. Esteja presente a cada momento da sua vida, e preparado para farejar as oportunidades! Não esteja no andar de cima enquanto sua vida acontece no térreo! 100% de presença é parar de fazer as coisas no automático. Porque a maioria das oportunidades mais fantásticas vem disfarçadas num pedido do chefe para mudar um pouco aquela planilha, por exemplo. Num pedido para acompanhar um visitante mostrando-lhe a empresa. E você, hein? Nem percebeu, não é? Você pode construir o seu “trabalho dos sonhos” exatamente onde você está!
E por fim, Foco: tem gente que acha que dá pra ser marqueteiro, motorista de Uber, professor e ator ao mesmo tempo e se dar bem em alguma dessas profissões. Escolha! Escolha e pague o preço da escolha (Comprometimento, Dedicação)! O mundo já tem muita concorrência em qualquer área, se você não for excepcional, esqueça!
Grande abraço!
Deixe um comentário