Comunicação Interna 1 – Aprendendo com os Youtubers

A Comunicação Interna nas empresas, isto é, a comunicação da direção e das chefias das áreas com os seus colaboradores, e destes entre si, sempre foi e continua sendo um grande desafio! Para vencer este desafio atualmente, as empresas podem aprender muito com a geração dos Millenials, principalmente com os Youtubers! Mas antes de explicarmos como, é preciso entender como é e para que serve a comunicação corporativa.

 

Os principais pontos estratégicos que levam uma empresa a se comunicar com seus colaboradores são os seguintes:

– Informar e Atualizar: manter todos da empresa na “mesma página”. “Se eu não sei o que acontece na empresa, como posso fazer o que me pedem?”, e por outro lado “se a empresa te orienta e te dá insumos, como você não faz o que tem de fazer?”. Esse informar, manter atualizado pode dizer respeito a campanhas de Marketing ou Propaganda que a empresa irá realizar; novidades na estrutura de negócios ou remuneração da empresa; novos produtos que irá lançar; nova política de preços; e assim por diante.

– Motivar: Uma pessoa assalariada está no emprego primeiramente porque precisa do dinheiro para pagar suas contas. Convenhamos, isso não é uma motivação aspiracional, isto é, com a qual você sonha. Muitas vezes, é preciso que a empresa divida seu sonho com o colaborador, para que ele, vendo motivo e razão no porquê estar naquela empresa e “vestir a camisa”, possa se auto-motivar. Isso só acontecerá se a empresa, e seus comunicadores internos, também, de verdade, acreditarem nessa motivação.

– Reconhecer e dar visibilidade ao colaborador: Quem não quer ser reconhecido e apreciado por seus esforços? Quem não quer, ao menos uma vez na vida, subir no palco para ser premiado? Trazer o colaborador para o foco de luz da empresa, em meio a todos os seus colegas, é uma verdadeira injeção de motivação, e um prêmio às vezes maior do que a remuneração. A comunicação interna tem a obrigação de ser também um palco onde o colaborador que dá retorno à empresa possa ter o seu momento de estrela!

Com isso em mente, vamos aprender com os Youtubers a criar uma comunicação interna de acordo com a geração que ocupa a maior parte dos postos de trabalho hoje.

Um pouco de história.

Na década de 1970, as pessoas viviam menos: a expectativa de vida era de 52 anos para o homem. Mas as pessoas tinham MUITO MAIS TEMPO! O ritmo de vida era bem mais lento! As pessoas se atualizavam lendo o jornal do dia ou assistindo ao Jornal Nacional na TV à noite! Um emprego podia durar trinta anos, até a aposentadoria! E quem se aposentava era feliz, não precisava mais trabalhar, garantido que estava com seu salário de aposentado! Na TV você tinha poucas opções e era OBRIGADO a assistir os comerciais! O Filme Star Wars IV, Uma Nova Esperança, estreou no Brasil em Janeiro de 1977, oito meses depois de estrear nos Estados Unidos, e ficou quase 1 ANO em cartaz!

Vamos fazer uma pequena comparação com os dias de hoje? As pessoas vivem muito mais – a expectativa de vida de um homem brasileiro pulou para 75,8 anos, segundo o IBGE – mas têm MUITO MENOS TEMPO. A vida parece passar numa velocidade vertiginosa, e muito se deve à quantidade enorme de informação disponível que nós nos sentimos na obrigação de conhecer – ou temos a sensação de que ficamos para trás. As pessoas se atualizam com jornais online, nas redes sociais (para ficar com apenas as três mais visíveis: Facebook, Instagram, Twitter), instantaneamente no Whatsapp (no grupo da empresa, no da família, no dos amigos do futebol, no da praia…) e, porque não, na TV também (ainda)! Um emprego, em média, vai durar cinco anos para a maioria. Quem vai conseguir se aposentar e viver só da aposentadoria? Melhor ter uma lojinha online! Nos serviços de streaming (Netflix e YouTube, por exemplo) você pula os comerciais – ou nem tem comerciais para ver! Em 2015 estreou o filme Star Wars VII, O Despertar da Força, simultaneamente nas principais praças cinematográficas do mundo, incluindo o Brasil. Arrecadou U$ 1,5 bilhões de dólares em apenas um mês – e ficou apenas três meses em cartaz, para fazer seu caminho através de DVD e Blu-ray, Serviços de streaming por assinatura, e a TV à Cabo. Mas antes de estrear, o filme já havia alcançado 800 milhões de pessoas através de Fan page no Face, Tweets e views no YouTube!

O mundo mudou! A comunicação não pode ser mais a mesma! Seja essa comunicação feita pessoalmente (em reuniões ou palestras), por email, vídeos, TV Corporativa, Rádio Corporativa ou Digital Signage (mural digital), ela precisa ser nova, e seguir alguns conceitos.

– Primeiro, a comunicação não é mais feita de 1 emissor para 1 receptor: agora ela é multidirecional, participativa, compartilhada, feita de vários emissores-receptores para vários receptores-emissores! Logo, a comunicação interna não pode ser um “boletim do que nós decidimos” para “vocês que tem que fazer acontecer”. A comunicação precisa ser um REFLEXO do que ocorre ao nível do colaborador! Ela deve refletir seus anseios e expectativas.

– Segundo, considere o interesse do seu público: É assim que os Youtubers fazem! Se eu quero atrair o interesse da minha audiência eu tenho que falar a mesma língua! Dizer o que eles querem ouvir!

– Terceiro, vá direto ao ponto: Não enrole! O primeiro minuto é fundamental para prender a atenção da plateia!

Siga os seguintes passos, que todo bom Youtuber sabe de cor: Agradeça por eles estarem ali te vendo e ouvindo – o tempo é um commodity precioso – e como é bom para você poder falar com eles; Diga sobre o que você vai falar com eles e porque isso é do interesse deles; por fim, entre no assunto.

– Quarto, seja leve e dinâmico: mostre imagens, vídeos, coisas que ilustrem o seu ponto-de-vista; a explicação mais curta é sempre a melhor; não precisa ser engraçado mas tente ser simpático e natural – seja quem você é e eles vão sempre te reconhecer (mesmo que às vezes, com alguma trolagem).

– Quinto, não desperdice o seu tempo (e o do público): seja conciso, objetivo, rápido. E no final, agradeça novamente, faça uma despedida motivadora, pra cima, e diga que você espera um retorno deles (um like, uma inscrição no canal, para os Youtubers) e, até a próxima!

Caso você não siga esses passos, é muito provável que em vinte segundos alguém vá olhar seu Whatsapp; em trinta mais cinco estejam no Facebook; e por fim, em 1 minuto ninguém mais esteja realmente prestando atenção!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *