O Trabalho do Diretor de Cena – 1

posted in: Filme | 0

Embora muitas vezes os produtores executivos, financiadores ou patrocinadores tenham a palavra final quanto à realização, aprovação e distribuição de um audiovisual, durante a fase de Produção o Diretor de Cena (Diretor de Programa ou Diretor apenas) é a pessoa responsável e último decisor com relação ao que está sendo gravado (filmado). É dele a palavra final e a liderança da equipe envolvida na realização. Aos seus cuidados, durante a produção, estão: equipe técnica e artística, atores ou apresentadores, enquadramentos, blocking de cada cena e o comando para começar e parar de gravar. Ao Diretor de Cena são devidas a autoridade e o respeito a comandos e decisões, caso contrário pode-se colocar em risco a perfeita realização das gravações.

Entretanto, são suas também as responsabilidades de cada decisão, de cada passo na fase de produção. Portanto, um bom diretor, consciente de seu trabalho, deve: consultar cada membro de sua equipe na solução de cada problema específico; delegar conscientemente tarefas que podem e devem ser realizadas por seus comandados; saber ouvir, analisar e julgar a opinião dos técnicos e artistas sob seu comando.

Um bom exemplo disso é quando o diretor tem atores ou apresentadores sob sua direção num set de gravação. Atores trabalham com sua sensibilidade, necessitam de concentração para poder desenvolver o máximo de sua capacidade frente às câmeras, portanto APENAS o diretor deve se comunicar diretamente com estes durante a gravação – para que o ator mantenha o foco em quem está “dirigindo” a ação, isto é, orientando-a. Não obstante, se outros membros da equipe percebem algo de errado, ou que pode ser melhorado, sob seu ponto-de-vista, este profissional tem o DEVER de se chegar ao diretor e, discretamente, relatar-lhe sua opinião, para que esta seja avaliada e, caso se mostre útil, implementada. Um diretor não deve se furtar a dar o crédito de ideias aos membros de sua equipe que colaboram com ele, pois um bom líder é aquele que forma bons liderados, e cada função bem realizada tem o mérito do diretor também. O diretor NUNCA deve ser um ditador despótico, que não saiba justificar, na teoria ou na prática, as decisões por ele tomadas. Caso ele tenha sempre uma resposta clara e bem fundamentada na ponta da língua, em breve as questões desaparecem e surge a confiança de toda a equipe.

Uma qualidade fundamental do Diretor de Cena é ter um conhecimento ao menos básico e o entendimento do que envolve cada tipo de arte que influencia um audiovisual: roteirização; fotografia e iluminação; artes cênicas; cenografia; música; pintura e artes visuais; além de noções de figurino e maquiagem. É de extrema importância que o diretor saiba dialogar e analisar a opinião de seus colegas em cada função específica, seja sua experiência adquirida na vida prática ou no estudo destas matérias.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *