O Trabalho do Produtor – 1

posted in: Produção | 0

Primeiramente, precisamos definir as várias categorias do profissional que chamamos de produtor: há o Produtor, assim denominado por ser aquele, pessoa física ou empresa, que financia uma produção audiovisual; há o Produtor Executivo, que é aquele que coordena todo o trabalho feito pela equipe de produção e gravação do audiovisual, cuida de orçamento, contratações, cronograma, etc… Mas há também a figura do Produtor de Campo, que acompanha o trabalho da equipe no set, e é aquele que faz contatos telefônicos, agenda as gravações, organiza a logística, controla o gasto do orçamento no set e acompanha o trabalho de gravação, verificando as necessidades ocasionais ou emergenciais para atender às demandas da realização da produção. Muitas vezes, em produções menores, a mesma pessoa pode exercer mais de uma função da cadeia de produção, podendo o produtor executivo ser também produtor de campo.

 

É necessário que haja, inicialmente, uma reunião de produção para cada audiovisual em andamento, do qual participarão, em princípio, o produtor(a), o(a) roteirista, o(a) diretor(a) responsáveis por aquele audiovisual e, quando necessário, um produtor executivo ou até mesmo o atendimento (representante da área comercial) daquele cliente. Nessa reunião de produção, a partir da versão zero do roteiro, é necessário que seja feita uma decupagem de produção do roteiro, isto é, uma análise de cada uma das cenas do roteiro onde vai se verificar os seguintes itens, fundamentais para o começo da produção:

– Quais as locações, isto é, locais onde serão feitas as gravações? Por exemplo, um comercial de cerveja onde o roteiro indica que a história se passa numa praia, e apenas nessa praia, terá como locação… uma praia real ou um estúdio com cenários imitando uma praia, ou ainda um estúdio pintado com recursos de Chroma Key cujo fundo será digitalmente substituído por imagens de arquivo de uma praia? Isso deve ser definido nesta reunião.

– Quantos personagens / atores / apresentadores são descritos no roteiro? É importante ressaltar que, nem sempre cada personagem corresponde a um ator ou atriz, podendo vários personagens serem interpretados por um mesmo ator (como Eddie Murphy fez no filme “Professor Aloprado”), ou ainda o mesmo personagem ser interpretado por diferentes atores. Por exemplo, no caso de um personagem que envelhece ao longo da história e precisa ser interpretado por atores de diferentes idades.

– Quem serão os apresentadores ou as pessoas que terão uma participação à frente da câmera (em VTs ou no programa)? Quais os e-mails e telefones para contato?

– Quais cenários e objetos de cena terão que ser arranjados, construídos ou fabricados e montados no Set?

– Qual será a proposta de arte para a produção (Cenografia, figurinos e maquiagem)? Isto é, qual será o visual geral do produto final?

– Quantos dias serão necessários para gravar toda a produção? Daí, definem-se os valores de transporte, alimentação e hospedagem (quando necessária)  dos participantes.

– Qual o trabalho de finalização de arte / edição (produzida offline ou digitalmente) necessário? Quais efeitos especiais terão de ser criados?

– Qual o equipamento necessário para a realização do trabalho?

– Qual a equipe que fará o trabalho de gravação e edição?

A partir disso define-se o orçamento e o cronograma geral que serão apresentados ao cliente e com o qual serão reguladas as despesas de produção.

[Decupagem vem do francês dècoupage, que significa corte, divisão. Esse é na realidade o trabalho que se faz dividindo o roteiro de um audiovisual por cenas e tomadas (takes), ou então, na decupagem de produção que, além de dividi-lo por cenas, separa todas as necessidades de produção, conforme descrito a seguir].

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *