Influencers – Como se tornar um!

posted in: Comunicação | 1

Estamos saindo da Era da Informação e entrando na Era da Recomendação. Hoje, a informação não é o mais importante; ela se tornou um commodity, fácil de encontrar na Web. As empresas colecionam toneladas de informações a respeito de nossos hábitos e buscas, enquanto navegamos na Internet: o Big Data. Mas como influenciar uma pessoa a tomar uma decisão? Uma decisão de compra, por exemplo.

No mundo do streaming de vídeo e das redes sociais, os anúncios não fazem mais o mesmo efeito. A rejeição à “recomendação” das empresas para seus próprios produtos se tornou imensa. As empresas então se voltaram para aqueles que “dominam” um assunto e tem milhares (às vezes milhões) de seguidores que aceitam suas recomendações, os Influencers. As recomendações servem como atalhos no emaranhado de informações; da mesma maneira como o dono de uma loja de vinhos te orienta entre vinhos das mais diferentes nacionalidades para que você desfrute do melhor. Assim, os Influencers são remunerados por recomendar o uso de produtos ou serviços. E porque você aceita que eles lhe digam o que fazer e não as empresas? Porque os melhores Influencers são autênticos naquilo que fazem. Em geral, conhecem muito bem alguma coisa (moda, por exemplo) e recomendam aquilo que – como pessoas – realmente usariam. Nem sempre essa autenticidade é seguida à risca, mas por gostar muito do Influencer, e seguir sua vida nas redes sociais, você está disposto a arriscar.

É bem provável que você mesmo siga alguns Influencers nas redes sociais. Mas como se tornar um deles? O que os difere de nós, comuns mortais? Bom, passaremos algumas dicas que podem ajuda-lo a se tornar um Influencer:

– Descubra seu talento (oculto ou não), sua paixão: aquilo que você gosta e conhece, ou tem experiência, pode ser o melhor assunto sobre o qual você vai falar. Não necessariamente você precisa falar sobre o que todo mundo fala. Já há toneladas de concorrência de pessoas falando sobre viagens, moda, maternidade, por exemplo. Você deve, precisa, ter uma abordagem diferente. Para isso…

– Descubra seu diferencial: como você pode fazer diferente o que todo mundo já faz? Se a sua paixão é algo que já tem bastante Influencers nas redes sociais, aborde o assunto de uma maneira diferente, de um outro ponto-de-vista.

 

– Gaste Tempo e Energia produzindo o seu Conteúdo: você não se tornará um Influencer se não tiver conteúdo relevante, isto é, que seja de valor para quem vai ler ou assistir. Então: pesquise, estude, escreva e reescreva, compare com outros Influencers da mesma área, que tipo de conteúdo eles produzem, melhore, reorganize e comece tudo de novo, até que seu conteúdo e sua abordagem estejam realmente muito bons!

– Teste com amigos e conhecidos antes: distribua seu conteúdo, vídeos, posts, entre amigos e familiares. Ouça o que eles têm a dizer. Anote tudo, analise, reflita sobre o que faz sentido e o que é apenas crítica. Deixe sua autoestima de lado e pense que você está analisando o trabalho de uma pessoa desconhecida. Assim você saberá separar o joio do trigo.

– Pense numa Estratégia para as Redes Sociais: Foco é Tudo! Analise bem em qual rede social o seu conteúdo melhor se encaixa; onde você tem mais contatos; onde estão os outros Influencers desse assunto. Então, foque sua estratégia nessa Rede Social principal e use outras que você queira usar também, apenas como apoio, para direcionar seu fluxo de visualizações para a rede principal.

– Plante e Regue, até a hora da Colheita: é um trabalho de formiguinha ganhar views e seguidores nas redes sociais. Se você não tem dinheiro para anúncios, nem deu a sorte de um post ou vídeo se tornar viral, você tem que trabalhar árdua e continuamente. Publique seus posts, ou vídeos, ou fotos, de maneira regular, contínua. Responda aos comentários, enfim, dê atenção à sua audiência – mesmo que ainda não sejam seguidores.

– Promova, promova, promova: nunca é o bastante!

– As redes sociais são um ambiente colaborativo. Seguir, inscrever-se, comentar, dar likes, tudo isso contribui para que você não só veja como também seja visto. Faça parcerias com outros Influencers, da mesma área ou não, compartilhe, colabore!

– Conheça o seu Público: A maioria das plataformas e redes sociais permite que você analise os dados do seu público, qual o perfil da sua audiência, onde está localizada e algumas de suas preferências. Acompanhe semanalmente o analytics da sua rede, e com o crescimento, acompanhe diariamente!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *